Associação Brasileira de Câncer Gástrico - Brazilian Gastric Cancer Association - Brasil
História

Fundada em 14 de Junho de 1999, a Associação Brasileira de Câncer Gástrico (ABCG), reúne especialistas no diagnóstico e tratamento do Câncer do Estômago, provenientes de todo o país. É uma organização multidisciplinar e inclui oncologistas clínicos, cirurgiões, radiologistas, patologistas, endoscopistas, clínicos, epidemiologistas.

Seu principal objetivo consiste na educação continuada em câncer do estômago em todas as áreas já citadas, com a padronização de condutas cirúrgicas, a uniformização dos registros e das análises histológicas, etc.

A Associação realizou ao menos uma jornada ao ano e participou expressivamente dos Congressos Internacionais de Câncer Gástrico em Nova Iorque (2001), Roma (2003), Yokohama (2005), São Paulo (2007), Cracóvia (2009), Seoul (2011) e estará representada em Verona (2013), com diversos estudos multicêntricos. Esses estudos denotaram pioneiramente em nosso país o espírito da realização de trabalhos multi-institucionais, com o intuito de se ter casuísticas maiores e mais confiáveis de câncer gástrico.

Outras vitórias consistentes também foram alcançadas, como a publicação em 2002 de um livro, publicado em parceria com a Organização Andrei Editora, e a participação no Projeto Genoma Clínico, exemplo clássico de um estudo de sucesso com a colaboração de várias Instituições.

No biênio 2010/2011, houve o aumento expressivo da quantidade de sócios (112-260), melhora do site e a realização do 1º Consenso de Câncer Gástrico durante a SBAD 2010, em Florianópolis.

Em 2011, a ABCG obteve, durante o 9º Congresso Internacional de Câncer Gástrico, a conquista para sediar o 11º Congresso Internacional de Câncer Gástrico, a ser realizado na cidade de Porto Alegre em 2015.

O ano de 2011 também foi agraciado com a visita do Prof. Han-Kwang Yang e do Prof. Woo Jin Hyung com demonstrações cirúrgicas e palestras de atualização em câncer gástrico na Santa Casa de São Paulo, Hospital das Clínicas da FMUSP, Hospital A. C. Camargo e Hospital Sírio-Libanês.

O ano de 2012 também será de grandes acontecimentos, pois entre 6 a 8 de setembro, em Porto Alegre, será realizado o I Congresso Panamericano de Câncer Gástrico.

Atualmente, o Presidente da Associação Brasileira de Câncer Gástrico é o Prof. Dr. Laercio Gomes Lourenço. Os ex-presidentes, por ordem, foram o Prof. Dr. Joaquim Gama Rodrigues,  Prof. Dr. José Carlos Del Grande, Prof. Dr. Paulo Kassab, Prof. Dr. Bruno Zilberstein E Prof. Dr. Carlos Alberto MAlheiros.

 

Copyright © BGCA/ABCG Brazilian Gastric Cancer Association/Associação Brasileira de Câncer Gástrico

Av. Brigadeiro Luis Antonio, 278 - 7º andar, Sala 7| São Paulo/SP

WhatsApp 11-97544-5729