Associação Brasileira de Câncer Gástrico - Brazilian Gastric Cancer Association - Brasil
Câncer gástrico ou de estômago - O que é

SOBRE O CÂNCER DE ESTÔMAGO

 

O Câncer de Estômago é uma doença freqüente no Brasil. Para o ano de 2012 são esperados cerca de 20.000 novos casos no país, segundo o Instituto Nacional do Câncer. É o quarto tipo de Câncer mais comum no homem, ficando atrás de próstata, pulmão, cólon/reto. Na mulher, é o quinto mais incidente, ficando atrás da mama, colo do útero, cólon/reto e pulmão.

 

Mais importante ainda do que os números é a alta taxa de mortalidade devido a esta doença, mais de 80%. Isto se deve ao fato de que grande parte dos casos ainda são diagnosticados em fase tardia, quando a chance de cura é pequena.

 

Os principais sintomas do Câncer Gástrico são: dor no estômago, principalmente após as refeições, perda de peso, fraqueza, anemia e vômitos.

 

As causas da doença estão associadas a fatores genéticos, história familiar, associação do uso de cigarro e bebidas alcoólicas destiladas e fatores alimentares como ingestão freqüente de alimentos defumados ou dieta pobre em Vitaminas A e C.

 

Recentemente novos tratamentos com bons resultados têm sido propostos. Ainda a cirurgia é o principal tratamento, mas também novos medicamentos têm mostrado resultados animadores.

 

O importante é a prevenção e sempre que possível o diagnóstico precoce que leva a índices de cura elevados.

 

Isto aumenta muito a responsabilidade das autoridades médicas e da Associação Brasileira de Câncer Gástrico, em particular, no sentido de divulgar, ensinar e padronizar as condutas referentes a prevenção, diagnóstico e tratamento deste problema de saúde pública.

Copyright © BGCA/ABCG Brazilian Gastric Cancer Association/Associação Brasileira de Câncer Gástrico

Av. Brigadeiro Luis Antonio, 278 - 7º andar, Sala 7| São Paulo/SP

WhatsApp 11-97544-5729