Português Inglês

Núcleo de Pesquisas em Oncologia da Universidade Federal do Pará

03/10/2018

Escrito por: Dr. Geraldo Ishak,
Vice-Presidente Regional - Norte da ABCG

 

A elevada incidência de câncer gástrico (CG) foi um dos fatores preponderantes para a criação do Núcleo de Pesquisas em Oncologia (NPO) da UFPA.

Trata-se de unidade acadêmica multidisciplinar dedicada à pesquisa em câncer, tendo como principal tema de investigação o câncer gástrico.

O NPO foi criado em 28/03/2012 e implantado no mesmo ambiente do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), favorecendo a integração entre ensino, pesquisa e assistência.

Aproximam-se pesquisadores de áreas básicas, nutricionistas, bioinformatas, oncologistas, patologistas, cirurgiões, e outros profissionais envolvidos no tema, objetivando o desenvolvimento de pesquisas potencialmente aplicáveis à pratica clínica.

No NPO são administradas aulas de Fundamentos de Oncologia a todos os alunos do curso de medicina da UFPA. Adicionalmente o mestrado e doutorado em Oncologia e Ciências Médicas, além dos editais abertos a todos os profissionais da área, oferece também editais específicos aos preceptores das diversas residências médicas do HUJBB.

Não obstante tratar-se de um novo centro de pesquisas, localizado na região Norte do País, a produção científica do grupo no tema câncer gástrico é crescente, com mais de 60 publicações disponíveis no site pubmed.

Dentre as principais investigações em andamento especificamente no tema câncer gástrico destacam-se: biópsia líquida na avaliação da resposta à neoadjuvância; citologia oncótica por citometria de fluxo em lavado peritoneal; farmacogenômica aplicada à população miscigenada da Amazônia; investigação de mecanismos de carcinogênese e respostas terapêuticas em linhagens celulares; edição gênica por CRISPR-cas9 ; epigenética; metagenômica; expressão de RNAs não codificantes; campo de cancerização(field effect); genética e câncer gástrico; epidemiologia e Estudos de Associação Genômica Ampla (GWAS).

O NPO desenvolve pesquisas em parceria com diversas instituições dentre elas: Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Hospital A. C. Camargo, INCA, Hospital Ophir Loyola(PA), Universidade de Santiago de Compostela, Johns Hopkins University e National Institute of Health/USA.