A ideia de se criar uma associação voltada para o estudo, prevenção e tratamento do câncer do estômago surgiu em Seul em 1999 após alguns brasileiros observarem a Associação Coreana de Câncer Gástrico se tornar a primeira a seguir o exemplo da Associação Japonesa que fundou a International Gastric Cancer Association (IGCA). A IGCA organiza bienalmente o International Gastric Cancer Congress (IGCC), que tem como tradição o rodízio entre os continentes: Ásia, Europa e Américas. A África e Oceania ainda não foram contempladas por ainda não terem associações com número relevante de membros.

Desse modo, foi fundada em 14 de junho de 1999, no anfiteatro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, a Associação Brasileira de Câncer Gástrico (ABCG) que reúne especialistas no diagnóstico e tratamento do Câncer do Estômago, provenientes de todo o país. É uma organização multidisciplinar e inclui oncologistas clínicos, cirurgiões, radiologistas, patologistas, endoscopistas, clínicos, epidemiologistas. Seu principal objetivo consiste na educação continuada em câncer do estômago em todas as áreas já citadas, com a padronização de condutas cirúrgicas, a uniformização dos registros e das análises histológicas, etc.

A Associação tem realizado em média uma Jornada de Câncer Gástrico ao ano em diversos estados do Brasil, apoiamos diversos eventos relacionados, principalmente, ao tratamento e diagnóstico do câncer gástrico e de outras afecções do aparelho digestivo. Também participa expressivamente dos Congressos Internacionais de Câncer Gástrico que ocorre a cada dois anos em diversos países do mundo.

Com base em sua experiência internacional, a ABCG fundou juntamente com os colegas Latino-Americanos a Associação Latino Americana de Câncer Gástrico (ALACG) com o objetivo de reunir os médicos e profissionais da saúde de toda a América Latina interessados em compartilhar o conhecimento sobre o diagnóstico, tratamento e prevenção do Câncer Gástrico. A ALACG com o apoio da ABCG organiza a cada dois anos o Congresso Panamericano de Câncer Gástrico que reúne especialistas de toda América Latina e também apoiadores internacionais.

Um dos objetivos ainda a serem alcançados é a criação do Registro Nacional de Câncer Gástrico o qual trará informações precisas e fundamentais para a prevenção e tratamento dessa doença tão letal e tão freqüente em nosso meio. 

cross