Em sua fase inicial, o câncer do estômago é uma doença silenciosa, e os sintomas, quando presentes, são mínimos. O paciente pode sentir dor na região superior do abdome, náuseas, queimação e distensão após se alimentar.

Em sua fase mais avançada, os sinais e sintomas, são mais variados e dependem da posição do tumor no estômago. Podemos citar o emagrecimento, queimação e dor na região alta do abdome, náuseas e vômitos, falta de apetite, dificuldade para ingerir alimentos ou líquidos, e anemia. Quando o tumor avança e obstrui o estômago, os doentes podem apresentar dor epigástrica, saciedade precoce e empachamento pós-prandial, emagrecimento, queimação, regurgitação, náuseas, vômitos com resíduos alimentares, entre outros.

Quando ocorre avançamento da doença para outros órgãos, são frequentemente encontrados: emagrecimento e caquexia, ascite, edema de membros inferiores, massa tumoral palpável no andar superior do abdome e gânglios linfáticos aumentados no pescoço e na região umbilical.

ulysses_ribeiro_jr-jpg_082139_155
ulysses_ribeiro_jr-jpg_082139_155

Prof. Dr. Ulysses Ribeiro Jr

Professor Associado de Cirurgia do Aparelho Digestivo do Departamento de Gastroenterologia. Coordenador Cirúrgico do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo - ICESP-HCFMUSP

cross