Ao longo da vida, as células do corpo são renovadas periodicamente, e esse processo de substituição celular gera erros que são corrigidos por um sistema de reparo automático e contínuo. À medida que o indivíduo envelhece, a eficiência desse sistema de reparo diminui, e assim, células com lesões podem sobreviver e se transformar.

Como as células do estômago sofrem agressão por fatores como por exemplo: infecção, ingestão de bebidas alcoólicas, alimentos mal conservados, a falha do sistema de reparo pode permitir que células com lesões se multipliquem na superfície de revestimento do estômago, formando a doença conhecida como câncer.

Essa população de células tem a capacidade de multiplicação muito maior que as células normais, e assim, formam um aglomerado que chamamos de tumor.

Assim podemos definir o câncer gástrico como um tumor constituído por células com capacidade de crescimento local, tumor primário, e também com a capacidade de migrar e se implantar em outros órgãos do corpo do indivíduo, processo de formação de metástases.

O Câncer de Estômago é uma doença frequente no Brasil. Para cada ano do triênio 2020-2022 são esperados cerca de 21.230 novos casos no país, segundo o Instituto Nacional do Câncer - INCA. É o quarto tipo de Câncer mais comum no homem, ficando atrás de próstata, cólon/reto, traqueia/brônquio/pulmão. Na mulher, é o sexto mais incidente, ficando atrás da mama, cólon/reto, colo do útero, traquéia/brônquio/pulmão e glândula tireóide.

Mais importante ainda do que os números é a alta taxa de mortalidade devido a esta doença, sendo a 4ª causa de óbito no mundo, segundo GLOBOCAN 2020. Isto se deve ao fato de que grande parte dos casos ainda são diagnosticados em fase tardia, quando a chance de cura é pequena.

marineide-jpg_015102_154

Autora: Profa. Dra. Marineide Prudêncio de Carvalho

Oncologista Clínica. Mestrado pela USP, Doutorado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP (FCMSCSP). Docente da FCMSCSP. Atividade profissional na Santa Casa de São Paulo e na Clínica São Germano.

Descritores: câncer de estômago, câncer gástrico, câncer, estômago, gástrico, tumor, neoplasia, o que é o câncer gástrico?, o que é câncer do estômago?, incidência de câncer de estômago

cross