Associação Brasileira de Câncer Gástrico - Brazilian Gastric Cancer Association - Brasil

Notícias

28 de setembro - Dia da Conscientização do Câncer Gástrico

16/10/2018

O Câncer do Estômago é responsável por mais de 20 mil mortes no Brasil segundo o INCA-2014. Percebe-se que, em nosso País, os pacientes procuram a assistência médica quando a doença encontra-se na fase avançada. Com o diagnóstico tardio da doença, a dificuldade de um tratamento eficaz e a chance de cura, nestes casos, torna-se praticamente nula. A necessidade de se prevenir ou fazer um diagnóstico precoce é fundamental no câncer gástrico.

No Japão e Coreia onde a incidência desse tumor é ainda mais elevada, o diagnóstico é feito na fase inicial e a cura é possível em mais de 95% dos pacientes. Esses países promovem uma grande campanha nacional de atenção e alerta para esse tipo de câncer.

Com essa intenção, a Associação Brasileira de Câncer Gástrico com o apoio de sua diretoria, associados e políticos obteve a aprovação do Projeto de Lei que visa a implementação do dia 28 de setembro como o Dia da Conscientização do Câncer Gástrico.

São Paulo, Espirito Santo, Pará e Paraíba são alguns dos estados brasileiros que mobilizaram a população sobre as causas, tratamento e prevenção do câncer gástrico. Foram realizadas caminhadas, palestras, panfletagem nas ruas, postagens em redes sociais orientando a população sobre a importância do diagnóstico precoce e prevenção da doença.

Destacamos o empenho do Dr. Jorge L. Ohana, do Pará, com a distribuição de materiais e divulgação na imprensa local com as informações de prevenção da afecção.

Iniciamos uma ampla divulgação pela imprensa, nas feiras livres, nas faculdades e entre a população em geral, distribuindo o material alusivo ao Dia De Conscientização Sobre o Câncer Gástrico no Pará! Nossas ações se estenderam até o final do ano”. Jorge Ohana

Ultrapassando as fronteiras brasileiras, o dia 28 de setembro também foi colocado em prática nos países latino-americanos como no Perú, através do Dr. Hector Medrano Samamé, o dia ficou conhecido como “Dia de la Lucha Contra el Cancer de Estómago”.

Muito orgulhosos do rumo que este projeto está tomando, a ABCG agradece a colaboração e o empenho de todos envolvidos e convida os estados Brasileiros que ainda não aderiram ao projeto de lei que se juntem a nós e ajude a tornar uma campanha nacional de atenção desta doença.

 

José Tarcisio Zovico

“Nosso serviço encerrou há pouco as atividades da Semana de Prevenção e Combate ao Câncer Gástrico. Em parceria com acadêmicos da Faculdade de Medicina Multivix, Hospital Evangélico de Vila Velha e Capítulo do CBC/ES promovemos abordagens de pacientes e acompanhantes no hospital, palestras para funcionários, aula para acadêmicos com paricipação das Ligas de Medicina (cirurgia, patologia e oncologia) culminando om ações em um shopping center local.

Creio que conseguimos nosso objetivo, despertando o interesse dos alunos sobre o tema, passando informações técnicas a respeito e orientndo a população sobre os aspectos epidemiolóficos e a importancia do diagnostico precoce.”

 

Glaucio Nobrega de Souza

“Se salvarmos uma só vida já terá valido a pena. Caminhada hoje cedo na praia, com colaboadores da nossa clinica Endocentro [...] orientamos sobre prevenção de câncer gástrico e esofágico! Conversando e orientando, digo a vocês: Muito gratificante.”
 

 

 Acesse a galeria de fotos

 

Copyright © BGCA/ABCG Brazilian Gastric Cancer Association/Associação Brasileira de Câncer Gástrico

Av. Brigadeiro Luis Antonio, 278 - 7º andar, Sala 7| São Paulo/SP

WhatsApp 11-97544-5729